Artigos | Postado no dia: 6 janeiro, 2026

3 DICAS PRÁTICAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE OS SÓCIOS

Nada atravanca mais a prosperidade dos negócios do que um desalinhamento entre sócios. Por isso é muito importante que os sócios busquem ferramentas para melhor a comunicação. Aqui vão 3 dicas práticas que podem ajudar.

  1. Conversem – A maior parte dos conflitos escalam porque as pessoas acham que o outro tem obrigação de entender o que ele está pensando ou adivinhar suas necessidades. No entanto, isso dificilmente acontece. Cada pessoa analisa os fatos e cria suas próprias narrativas. Pode ser que seu sócio não esteja vendo as coisas na mesma perspectiva que você ou tenha uma outra ideia sobre a mesma situação. Nessa hora é importante deixar o ego de lado e falar com sinceridade e transparência, sem perder o respeito, é claro, porque respeito é fundamental.
  2. Ouça para compreender e não para responder – Se você ficar ouvindo só para responder você não está ouvindo, você está se defendendo. Ouvir sem interromper e esforçando-se para compreender é um ato de respeito que quebra muitas barreiras e pode ser o ponto de virada em qualquer negociação. Além disso, depois que você ouve e permite o desabafo do outro, as chances de você também ser ouvido aumentam e, consequentemente, as chances de um entendimento.
  3. Mantenham uma agenda semanal dedicada aos assuntos societários – Grande parte dos sócios estão tão focados no operacional e nas demandas do dia a dia que esquecem de separar um tempo de qualidade para pensarem em estratégias e debaterem pontos críticos. Ter uma agenda semanal de 1 ou 2 horas dedicada exclusivamente a debater essas questões podem ajudar a evitar que pontos de conflitos escalem.

 

Você gostou desse conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Conte pra gente.